top of page
bannertabiji1png.png

Tokyo Aijo lança segunda temporada de série sobre a produção do saquê

Episódios falam da questão da mulher, de jovens no saquê e de fermentação completa


Preparação do starter de fermentação na Kubo Honke (imagem: divulgação)

Cada vez mais em voga fora do Japão, o saquê ainda busca novos espaços na terra que lhe deu origem. Este é o tema central da segunda temporada da série de vídeos 3xSaquê que estreia nesta quarta, 17, no YouTube e no Instagram. Cada um ao seu modo, os episódios mostram saquês que são tentativas de criar produtos com possibilidade de atrair novos consumidores para a bebida tradicional e, com isso, evitar com que as tradições e técnicas de produção desapareçam.


"Um saquê aconchegante" é o primeiro episódio e tem como protagonista Fujita Akiko. Ela é a mestre de produção da Yoshimura Hideo, na província de Wakayama. Fujita é uma das cinquenta mulheres mestres de saquê em atuação, num universo de mais de 1000 fábricas em funcionamento. Ela é especializada no yamahai, uma técnica antiga que aponta para o resgate de formas antigas e mais naturais de produção do saquê.


Fujita preparando o arroz para a inoculação com o Koji (foto: Roberto Maxwell)

Ainda na pegada no natural, a Kubo Honke, de Nara, é retratada no segundo episódio. O proprietário Kubo Junpei fala sobre seu saquê de fermentação completa, quase sem açúcares e do kimoto, outro método tradicional e natural. Ele apresenta um dos seus koshu — saquês envelhecidos —, uma outra tendência que anda crescendo nos últimos anos.


Para encerrar, a série retrata Ota Yuki, o mais jovem mestre de saquê da província de Mie, que rememora sua infância em uma família diferente. Ele conta, ainda, como começou a gostar de saquê e apresenta uma linha criada especialmente para jovens e pessoas com pouco conhecimento sobre a bebida.


3X Saquê é uma produção da Tokyo Aijo com patrocínio do serviço de guias Tabiji, criado pelo editor da revista, Roberto Maxwell. Tanto a primeira quanto a segunda temporadas da série pode ser assistida gratuitamente pelo YouTube através deste link.


Ota prova o saquê recém prensado (foto: Roberto Maxwell)

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page