Episódio 2: Onomichi
podcast
Localizada na província de Hiroshima, Onomichi é uma cidade portuária que se desenvolveu nas encostas de uma colina à beira-mar. Nesta edição, nosso editor explora as ladeiras estreitas e templos da cidade, descobre diferentes de práticas de fé e se perde num labirinto de arte dedicado aos gatos. Viaje com a gente!
Assista o trailer
Ouça este episódio no seu app favorito
Galeria
Haicai
O haicai — ou haiku (俳句), em japonês — é uma forma de poesia curta, tradicionalmente formada por 17 sílabas japonesas, os on, divididas em três versos no esquema 5-7-5. Embora o haicai contemporâneo questione essa formalidade, ainda há muitos autores que preferem seguir o formato. A natureza e o cotidiano são as inspirações nas formas clássicas deste tipo de poesia, com os kigo — as palavras da estação — tendo um papel fundamental em sua composição. Estes são os três haicais apresentados nesta edição.
風鈴や
水面に残る
風のあと
(Nomura Takatoshi)
Fuurin ya
Suimen ni nokoru
Kaze no ato
Na superfície da água
E nos sinos furin
Os rastros do vento
坂行けば
蝉があと押し
千光寺
(Mizutani Saiko)
Saka yukeba
Semi ga ato oshi
Senkoji
Ladeira acima
Sob a torcida das cigarras
Eis o Senkoji
Jippensha Ikku
Prolífico escritor que viveu entre os séculos 18 e 19, Jippensha Ikku nasceu na antiga província de Suruga, atual Shizuoka. Entre 1795 e 1801, ele escreveu pelo menos 20 novelas por ano, retratando as auguras dos homens nos 'distritos de prazeres' de Tóquio, sempre com muito sarcasmo. Além de poeta, ele era um apaixonado por incensos e foi autor de peças teatrais. Depois de trabalhar para o daimyo (líder militar local) por um tempo, foi demitido e se entregou à vida através da arte, o que o levou a viajar pelo Japão apresentando seus trabalhos e buscando inspiração para suas histórias. O bom humor e a boemia são parte da sua
trajetória, embora pouco se saiba sobre sua vida além daquilo que ele próprio escreveu e de comentários deixados por amigos e colegas. Ele escreveu o poema sobre Onomichi citado no início do programa.
日のかげは青海原を照らしつつ
光る孔雀の尾の道の沖
Hi no kage wa ao unabara terashi tsutsu
Hikaru kujaku no o no michi no oki
Luz do sol sobre o oceano azul
bela como a cauda brilhante de um pavão
Eu Sou Um Gato
Uma das obras literárias japonesas mais conhecidas mundo a fora, Eu Sou Um Gato traz seu autor Natsume Soseki fazendo uma sátira à sociedade japonesa do início do século 20, um momento de grandes transformações marcado pela reabertura do país para o mundo e pela crescente ocidentalização. O protagonista — e narrador da obra — é um gato que vai se aninhando na casa de um acadêmico mal-humorado, depois de passar pelas auguras da vida de bichano de rua. Seu olhar felino — e ferino — desnuda a decadência do homem e das pessoas à sua volta, sem concessões. A obra foi lançada no Brasil pela Estação Liberdade. Acesse aqui para saber mais.
Mais informações
Onomichi é uma bela cidade na província de Hiroshima, às margens do Mar Interior de Seto. A cidade é servida pelo trem-bala Shinkansen da Linha San'yo. Neste caso, desça na estação de Shin-onomichi e embarque num ônibus local para visitar a área central da cidade. Quem vem de Hiroshima ou Fukuyama pode embarcar no trem local da Linha San'yo e descer na estação de Onomichi.