top of page
Tabiji - A sua viagem ao Japão começa aqui

Episódio 7: Iki

Viajando pelo Japão com Roberto Maxwell | Um podcast apaixonado pelo Japão
podcast

A poucas horas de viagem do centro da cidade de Fukuoka fica Iki, uma pequena ilha no Estreito de Tsushima, que separa o Japão da Península da Coreia. Neste episódio, Roberto Maxwell desbrava a ilha em busca de iguarias e de paisagens naturais, enquanto busca aprender mais sobre o shochu, um destilado cuja versão local tem até designação de Indicação Geográfica do governo japonês. Enquanto descobre mais sobre a localidade, nosso apresentador leva consigo uma missão de intercâmbio: uma garrafa de autêntica cachaça brasileira.

Ouça este episódio no seu app favorito
Deezer Icon Logo Vector.png
5f675af73b3c2a0004655703.png
62b1e80456b6848f8bec9036.png
spotify-logo-png-7053.png

Galeria

Iki33
Iki43

Um coquetel com o sabor de Iki

Iki produz um tipo de shochu que é tão singular que ganhou reconhecimento de Indicação Geográfica pelo governo japonês. O shochu é uma bebida destilada e pode ser feito de diferentes matérias-primas. Em Iki, ele é feito com cevada como ingrediente principal, com o starter de fermentação preparado com arroz. A destilação é única, feita em alambique.

Para celebrar o lançamento do episódio de Iki, criei um coquetel especial, o JapMexSour, com base shochu de cevada e mezcal. É o encontro de duas tradições de destilação num drinque refrescante e fácil de fazer.

JapMexSour, a receita

JapMex Sour.jpg

ingredientes

1/2 limão

1,5 parte de shochu de cevada Iki Green (ou de outro de sua preferência)

1 parte de mezcal

xarope de açúcar mascavo kuromitsu

gelo

água com gás

modo de fazer

Numa coqueteleira, coloque o limão e o kuromitsu. Macere a fruta até tirar bem o suco. Em seguida, leve o shochu e o mezcal à coqueteleira. Bata por até 1o segundos. Coloque o gelo em um copo. Entre com a bebida batida por cima do gelo. Complete com água com gás.

Mais informações

Embora seja parte do território da província de Nagasaki, o acesso mais rápido a Iki parte do Porto de Hakata, na província de Fukuoka. Daqui, barcos de alta velocidade cortam as águas do Mar do Japão e aportam na ilha em pouco mais de uma hora de viagem.

Iki_1.jpg
bottom of page