O que muda para o cidadão brasileiro que pretende viajar para a Terra do Sol Nascente
Depois do anúncio em maio de 2023, na ocasião da participação do presidente Lula da Silva na cúpula do G7 em Hiroshima, os governos do Japão e do Brasil finalmente formalizaram o acordo de isenção de visto de entrada para estadias de até 90 dias, em atividades sem finalidade profissional.
No anúncio, Brasil e Japão afirmam desejar que a medida possa “promover as relações de amizade e cooperação entre nossos dois países”. O ano de 2023 marcou o 105° aniversário da imigração japonesa ao Brasil, comemoração que envolveu muitos eventos, em especial em localidades brasileiras onde a comunidade japonesa é grande.
Um ano depois da isenção, o governo japonês comemorou o aumento de 60%, em comparação ao ano de 2019, no número de turistas brasileiros na Terra do Sol Nascente. Reportagens em diversos veículos e perfis nas redes sociais dão conta de um fenômeno: parece que todo mundo resolveu ir ao Japão ao mesmo tempo!
Está pensando em arrumar as malas para ver o Pikachu em casa? Saiba como fica a questão do visto de turismo com as mudanças.
Sem burocracia
Contatado pela Tokyo Aijo, o Consulado-geral do Japão no Rio de Janeiro afirma que, “com a nova medida, brasileiros com passaporte válido não precisarão de visto para entrar no Japão a partir de 30 de setembro de 2023, bastando apresentar o passaporte na entrada do país. Não é necessário nenhum procedimento prévio”.
Sendo assim, cidadãos brasileiros em viagem a turismo para o Japão não precisarão mais enfrentar filas ou pagar taxas para a análise de situação pessoal e emissão de permissão de entrada no país.
Cidadãos japoneses na mesma condição também estão isentos de visto para entrar no Brasil. Em 2019, um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a liberar os japoneses de permissão de entrada, mesmo sem reciprocidade, com intenção de incrementar o turismo. Em março deste ano, a medida foi suspensa pelo governo Lula para que se pudesse costurar o novo acordo, desta vez com reciprocidade.
Facilitando a entrada
O processo de solicitação de visto, que costuma levar algumas semanas, exige preparação por parte dos requerentes e desencoraja viagens de última hora. Na nova situação, é possível que o número de turistas do Brasil na Terra do Sol Nascente aumente, embora o Japão ainda seja considerado um destino caro para brasileiros, em especial para mochileiros.
Apesar de não ser um procedimento obrigatório, o Consulado-geral do Japão no Rio recomenda aos brasileiros — a e todos os estrangeiros não residentes no país — que façam um cadastro no site Visit Japan Web antes do embarque. A medida promete agilizar a passagem do visitante pelos procedimentos de imigração e alfândega.
Quem não conseguir fazer o procedimento, no entanto, não precisa se preocupar. Basta se apresentar na imigração com passaporte válido e aproveitar a viagem. Quem sabe a gente se esbarra por aí.
Este texto é oferecido pela Tabiji. Está pensando em contratar um guia para a sua viagem ao Japão? Comece procurando pela Tabiji. Acesse o site clicando na imagem abaixo.
Comments