top of page
bannertabiji1png.png

Arte sob medida para bombar no Instagram

Japonesa Mika Ninagawa faz exposição pop à imagem e semelhança do sucesso do teamLab



Quem viveu os anos 1990 e viu a MTV em seu auge ficou com uma sensação de déjà vu ao percorrer os ambientes de Eternity in a Moment, a nova exposição da fotógrafa e cineasta Mika Ninagawa, que ocupa as três galerias do Tokyo Node, novo espaço multiuso no 45° andar do complexo Toranomon Hills. Com projeções gigantescas que lembram as antigas vinhetas revolucionárias do hoje quase irrelevante canal musical, a multiartista renova sua aposta no pop para agradar a um público que está sempre em busca de cliques para compartilhar nas redes sociais.


Conhecida por não economizar nas ‘tintas’ em suas obras, Ninagawa é uma das artistas japonesas mais requisitadas para colaborações nas áreas de moda e entretenimento. Suas flores, carpas e paisagens mega coloridas são a evolução de um trabalho que começou com o registro aparentemente despretensioso de imagens do cotidiano da artista e de seu entorno. Isso foi no final dos anos 1990 e, junto com Ninagawa, outras mulheres despontaram no mercado fotográfico num contexto que entrou para a história com o nome em inglês de Girly Photo.


Laureada com o mais importante prêmio de fotografia do Japão já em 2001, a artista se tornou um furacão em sua terra natal, conquistando um público com sua arte acessível e repleta de sensibilidade. O sucesso a levou a trabalhar com diversos nomes importantes nos campos da moda e da propaganda o que, por consequência, popularizou ainda mais a sua obra e estilo.


Floresta de flores em Intersecting Future (foto: Roberto Maxwell)

Da fotografia para a imagem em movimento, o caminho foi natural. Mika é filha de um dos mais respeitados diretores teatrais do Japão, Yukio Ninagawa. Nos últimos anos, ela adicionou o audiovisual no seu portifólio e dirigiu filmes e séries de sucesso como Followers, para a Netflix.


Aliás, foi de um espetáculo do pai, que a artista assistiu aos 8 anos em Edimburgo, na Escócia, que veio a paixão pelas flores de cerejeira, sakura em japonês, um dos temas mais recorrentes no trabalho de Mika. Na ocasião, a montagem por ele dirigida de Macbeth tinha um cenário que dava destaque à flor-símbolo do Japão.


Flashing Before Your Eyes, instalação gigantesca com carpas e imagens urbanas de Tóquio (foto: Roberto Maxwell)

Eternity in a Moment traz as sakura em diversos momentos, Em uma das projeções, cheia de efeitos e sobreposições, a artista parece querer transmitir o modo como se sente quando fotografa as flores de cerejeira. “Para mim, fotografar sakura é como um ato de desenterrar as minhas entranhas”, contou Mika à curadora Yuka Yamaji, em 2018.

Além da parte eletrônica, a fotógrafa criou instalações analógicas imersivas, como a Intersecting Future, na qual o visitante caminha por uma floresta coberta de flores como se fosse uma borboleta. A instalação que parece saída de uma cena do filme da Barbie é um dos momentos mais instagramáveis de uma exposição que foi feita para ser apreciada com o celular em mãos.


A artista Mika Ninagawa (foto: Roberto Maxwell)

Nisso, é impossível não comparar Eternity in a Moment com as exposições sempre lotadas do coletivo teamLab, rotuladas como imersivas mas, que no final, parecem mais terem sido pensadas para bombar nas redes sociais. Na coletiva oferecida à jornalistas em Tóquio no último dia 5, Ninagawa disse que a exposição se aproxima de um público que não tem interesse por arte. Como sua obra sempre teve apelo popular, fica a questão se adotar o estilo teamLab é mesmo necessário para a artista dialogar com esse público, que sempre pareceu entender as camadas e nuances de um trabalho, mesmo quando elas nem sempre são perceptíveis de imediato. Aliás, é bem provável que esses detalhes passem ainda mais batidos no formato agigantado de Eternity in a Moment. Os likes nas redes sociais, porém, estão garantidos.


SERVIÇO

ETERNITY IN A MOMENT

exposição de Mika Ninagawa em cartaz no Tokyo Node

Tokyo-to Minato-ku Toranomon 2-6-2 Toranomon Hills Station Tower 45° andar [mapa]

de 5 de dezembro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

¥2800 (adultos, com descontos nos dias de semana e para estudantes e crianças)

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page