top of page
bannertabiji1png.png

Vale sair da rota por um lámen? Se for o Mitsufuji, sim

Atualizado: 26 de jul. de 2023

"Escondido" num bairro universitário/residencial, a casa serve lámen de altíssimo nível, mas escapa do radar dos viajantes



Aventurar-se fora do caminho turístico é um desejo de muitos viajantes e um dos principais pretextos para fazer isso é comer. Quem gosta de lámen, então, corre o risco, ao sair da rota, de acabar descobrindo rapidamente que as melhores casas estão longe dos bairros turísticos, não só de Tóquio, mas de todas as grandes cidades japonesas.


O Mitsufuji é um exemplo. O espaço já foi até citado no Guia Michelin, mas hoje é frequentado basicamente por locais e fãs de lámen. A casa mostra sua elegância discreta já na fachada, revestida de madeira escura e com porta de correr, num estilo japonês contemporâneo.


O interior não é diferente. Todo trabalhado em madeira, o espaço tem iluminação aconchegante e obras de arte na parede, um requinte bem diferente do que se espera de uma casa de lámen. Nada aqui, porém, está fora do lugar. Tudo é pensado com muito cuidado para oferecer uma experiência de alto nível, o que combina exatamente com o que chega à mesa.


Shoyu ramen do Mitsuji é uma ode ao tradicional molho de soja (foto: Roberto Maxwell)

Com insumos de pequenos produtores de várias partes do país, o que se vê na tigela do Mitsufiji é qualidade. O shoyu ramen, por exemplo, usa como base um caldo de galinha temperado com molho de soja maturado da província de Kagawa. Aqui, as notas quase carameladas do shoyu se destacam e o balanço entre gordura e doçura é perfeito. Já a massa é fina, saborosa e casa muito bem com a sopa.


As coberturas também cumprem sua função e de forma magistral. O destaque é, sem dúvidas, o broto de bambu menma. Marinado com especiarias, ele tem uma doçura que lembra canela e leve acidez. É uma iguaria por si só. O ovo marinado também é delicioso, perfeito com sua gema cremosa e saborosa. O char-siu, por sua vez, bem preparado, no cozimento lento e, apesar da finura da fatia, é possível perceber sua destaca em suculência.


Porção extra de char siu do Mitsufuji (foto: Roberto Maxwell)

Tudo na casa é digno de ser lembrado como alta cozinha e quem vive no Japão já sabe que o lámen saiu faz tempo da limitada ideia de lado B da gastronomia. O Mitsufuji é, sem dúvidas, uma das casas que carregam com o lámen esse estandarte e, por isso, faz muito sentido sair da rota turística batida para vir comer aqui.


SERVIÇO

Chuka Soba Mitsufuji (中華蕎麦 三藤)

restaurante de lámen Tokyo-to Meguro-ku Midorigaoka 1 Chome−14−2 1º andar [mapa]

O local é 100% cashless. Os pagamentos podem ser feitos com cartão de crédito, IC Card, Pay Pay e outros

$

☆☆☆☆☆



266 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page