top of page
bannertabiji1png.png
Foto do escritorRoberto Maxwell

Japão elege "ouro" como o caractere de 2024

Escolha do Kanji do Ano representa os tópicos mais importantes do período no país


Anúncio do Kanji do Ano no Templo Kiyomizudera em Kyoto (imagem: Kanji Kentei Kyokai)
Anúncio do Kanji do Ano no Templo Kiyomizudera em Kyoto (imagem: Kanji Kentei Kyokai)

O kanji 金 (lê-se “kin”), que significa “ouro”, é o caractere do ano de 2024. O anúncio foi feito pela Fundação do Teste de Aptidão em Kanji do Japão numa cerimônia no Kiyomizudera, um dos templos budistas mais populares de Kyoto, no último dia 12. Na ocasião, um monge escreveu o kanji usando as técnicas de caligrafia conhecidas como “shodo”. O caractere é uma palavra por si só e também forma vocábulos como poupança (貯金, chokin) e dinheiro (お金, o-kane).


Esta é a quinta vez que 金/kin é eleito o Kanji do Ano, desde que a votação foi iniciada em 1995. O caractere foi o mais cotado pelo público nos anos 2000, 2012, 2016 e 2021 e é disparado o medalha de ouro em pódios na escolha anual.


O ano em uma letra

O caractere selecionado costuma representar eventos marcantes do ano que está acabando, como o bom desempenho dos atletas japoneses nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Outras boas notícias que remeteram ao kanji foi o contrato milionário do beisebolista Shohei Ohtani nos Estados Unidos e o tombamento das Minas de Ouro de Aikawa, na ilha de Sado, em Niigata, como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Como nem tudo que reluz é ouro para todos, outros fatos citados pelos participantes da votação, que é aberta ao público em geral, foram os escândalos financeiros do partido governante no Japão, o PLD, e uma série de golpes que oferecem trabalhos fraudulentos com ganhos fáceis para pessoas comuns na internet.


Corte na montanha causado pela extração de ouro nas antigas minas da ilha de Sado (imagem: Governo da Província de Niigata)
Corte na montanha causado pela extração de ouro nas antigas minas da ilha de Sado (imagem: Governo da Província de Niigata)

Escrita importada

Os kanjis formam o principal conjunto de caracteres usado para escrever a língua japonesa. Eles foram criados na China e podem ter sido introduzidos no Japão a partir do século 5. Atualmente, o Ministério da Educação reconhece 2.136 caracteres kanji como essenciais para a alfabetização na língua japonesa. Diferente do alfabeto latino, que é puramente sonoro, os kanjis são logográficos, ou seja, eles representam, além do som, uma ideia.


Como foram criados na China, cujas línguas principais são bem diferentes do japonês, os kanjis tiveram que contar com “ajuda” ao serem adotados no Japão. Junto com eles, se utilizam os silabários hiragana e katakana, criados a partir de fragmentos dos kanjis. Além disso, a língua japonesa conta ainda com o alfabeto latino (chamado de romaji, em japonês) e os algarismos indo-arábicos, para representar os números. 


A história dos kanjis no Japão é contada no Museu e Biblioteca do Kanji, que fica em Gion, no centro de Kyoto. Além das exposições temáticas, o museu exibe os painéis com os Kanjis do Ano escritos na cerimônia realizada no Templo Kiyomizudera, em uma exibição temporária. As datas deste ano ainda não foram oficialmente anunciadas, mas a abertura deve ser no dia 22 de dezembro. As obras costumam ficar em cartaz até fevereiro. Independente isso, o museu é interessante para quem gosta de sistemas de escrita e quer entender melhor como os japoneses escrevem.


SERVIÇO

Museu e Biblioteca do Kanji

Kyoto-fu Kyoto-shi Higashiyama-ku  Gionmachi Minamigawa 551 [mapa]

9:30 até às 17 horas (entrada até às 16:30)

¥800 (adultos, com desconto para crianças e adolescentes)


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page