THE SHOCHU PROJECT - SP(6).png

Um evento da Japan Sake & Shochu Makers Association

Vem aí a primeira edição da THE SHOCHU ACADEMY BRASIL, uma formação em dois dias voltada para estudantes e profissionais da área de bares e restaurantes interessados em conhecer o shochu e o awamori.

JSS logo (high resolution).png
produção
Tabiji-Logo_H-V_RGB-02.png
Tokyo Aijo-Logo final_V2_Black Secundário.png
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O que é a THE SHOCHU ACADEMY 2022?

É um evento da Associação de Produtores de Saquê e Shochu do Japão (JSS) organizado pela Tabiji em parceria com a Tokyo Aijo. A THE SHOCHU ACADEMY 2022 é uma oportunidade única para conhecer o shochu e o awamori em uma série de workshops e experiências com renomados especialistas. Serão dois dias inteiros de aprendizado na cidade de São Paulo, durante os dias 8 e 9 de março de 2022, das 10 às 18 horas.

2

O que é o shochu? E o awamori?

O shochu e o awamori são duas bebidas destiladas japonesas com séculos de história. Com teor alcoólico de 25%, o shochu pode ser feito de arroz, batata doce, cevada, trigo sarraceno e até mesmo açúcar mascavo. Por causa da variedade da matéria-prima principal, ele é uma bebida diversa em termos de sabores, além de ser versátil como ingrediente para coquetéis. 

 

Já o awamori é uma bebida feita de arroz e tem como origem a província de Okinawa, no extremo sul do Japão. Ele costuma ser envelhecido em potes de cerâmica e pode ter teor alcoólico entre 30 e 43%. É uma bebida que tem conquistado espaço como ingrediente em coquetéis em bares de todo o planeta.

3

O que é a JSS?

 A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) é uma organização sem fins lucrativos que reúne os produtores de saquê e shochu do Japão. Os membros da associação são empresas que produzem saquê, shochu, awamori e hon-mirin. A JSS iniciou suas atividades em 1953. São 1696 membros (dados de março de 2020), dentre eles 1410 fábricas de saquê, 273 destilarias de shochu e awamori e 13 produtores de mirin.

4

Quem pode participar da THE SHOCHU ACADEMY 2022?

Podem participar pessoas maiores de idade e que tenham um dos seguintes perfis:

  • Profissionais da área de bares e restaurantes, que estejam ligados à produção de coquetéis: bartenders, mixologistas e outros. 

  • Estudantes matriculados em cursos de bartender ou de mixologia.

  • Jornalistas, escritores e produtores de conteúdo especializados no ramo de bares, coquetéis e mixologia.

  • Profissionais da área de distribuição de bebidas (NOVO)

5

Quanto custa participar da THE SHOCHU ACADEMY 2022?

A participação é gratuita.

6

Como serão as aulas da THE SHOCHU ACADEMY 2022?

As aulas serão presenciais e realizadas em local a ser definido na cidade de São Paulo. No primeiro dia, serão as aulas teóricas e o segundo dia é dedicado às práticas. Os participantes selecionados deverão levar seus próprios kits de trabalho (coqueteleira etc) para as aulas práticas. Não teremos kits disponíveis para empréstimo. As aulas envolvem degustação de bebidas alcoólicas e a produção de um coquetel com shochu ou awamori no final da academia.

7

Quantas vagas estão disponíveis?

São 15 (quinze) o número de vagas disponíveis, que poderão ser preenchidas ou não, a critério da organização.

8

Como será feita a seleção dos participantes da academia?

Os participantes serão selecionados pelo perfil de cada candidato, através da análise dos dados enviados no formulário de inscrição (link abaixo).

9

Haverá certificado de participação?

Sim. O certificado será emitido para todos os que participarem de todas as aulas.

10

O que acontecerá caso o evento presencial tenha que ser cancelado por causa da pandemia?

As aulas passarão a ser online. Sendo assim, a pessoa que se candidatar à academia declara que tem condições de participar das aulas no ambiente online, incluindo equipamento e acesso à internet.

11

Que cuidados de higiene serão tomados para evitar a contaminação pelo coronavírus?

  • Todos os participantes deverão usar máscara facial adequada durante todo o período das aulas, exceto nos momentos de degustação. Os inscritos declaram que concordam com esta determinação ao se candidatarem para a academia.

  • Álcool gel estará disponível para a desinfecção das mãos durante as aulas. Todos os presentes deverão desinfetar as mãos todas as vezes que entrarem nos recintos escolhidos para aulas. Os inscritos declaram que concordam com esta determinação ao se candidatarem para a academia.

  •  Será mantido o distanciamento físico entre os participantes.

  •  Todos os participantes deverão estar vacinados, com as doses mínimas recomendadas, de acordo com o imunizante recebido.

12

Como eu me candidato para uma vaga na THE SHOCHU ACADEMY 2022?

Preencha o formulário de inscrição no link abaixo. As inscrições serão aceitas até o dia 11 de fevereiro. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 15 do mesmo mês.

Dúvidas? Use a caixinha abaixo.

Muito obrigado!