top of page
astrofotografia_Luis Mantovani.png
conto
O ENCONTRO DAS ESTRELAS

O Tanabata é uma das celebrações mais importantes do folclore japonês. Nesta edição, a TOKYO AIJO traz o conto de origem deste festival para você ler com as crianças da sua vida

texto: Grace Okamoto
ilustração: Renata Cabrera
astrofotografia: Luiz Otávio Mantovani
música
"Tanabata-sama"
(Kendo Hanayo/Shimosa Kan'ichi/Hayashi Ryuha)
voz: Grace Okamoto e Iuri Salvagnini
arranjos e instrumentos: Iuri Salvagnini

 

Olhe para o céu! Respire bem fundo… Agora vamos ouvir um conto de amor lá das estrelas!

Às margens do rio Amanogawa, um rio gigante também chamado de Via Láctea, havia um reino. O Rei Celestial Tenkou vivia com a sua filha, a princesa Orihime. Chamavam-na de princesa tecelã, pois ela era responsável por todo o tear do Império.

Seu pai, o Rei Celestial, percebeu que Orihime já era uma moça. Buscou por muitos planetas um possível noivo para ela. Encontrou, então, um bom e jovem rapaz. O príncipe e pastor de gado, Hikoboshi.

Foi um lindo encontro!

Os dois se apaixonaram!

Era tanto amor que Orihime se esqueceu de todos os afazeres e Hikoboshi já não se dedicava mais aos animais. Passavam o dia todo flanando e brincando!

Todo o reino começou a clamar por vestimenta e leite. Irado, o Rei Celestial separou o casal, um para cada ponta do rio Amanogawa.

Mas, para a surpresa do Rei, o casal em pouco tempo adoeceu de saudades!

O pai então chamou Orihime e disse que, para amenizar a sua dor, uma vez por ano, na sétima noite do sétimo mês do ano, ela poderia atravessar o rio para ir ao encontro do seu querido.

A princesa ficou muito feliz e voltou a tecer esperando ansiosamente pela data. O príncipe, contente, também pastoreava o gado. Os animais já estavam saudáveis de novo!

Chegou dia 7 de julho, o dia do encontro. Chovia muito.

Orihime tinha que atravessar o rio Amanogawa, mas com a tempestade as águas não paravam de subir. De repente, apareceu uma revoada de Kasasagi, pássaros sagrados, e se transformou numa colorida ponte. Orihime finalmente consegue atravessar e encontrar-se com seu amado Hikoboshi.

Era tanta felicidade que ambos, em gratidão, prometeram realizar todos os pedidos vindos do planeta Terra.

Por isso não se esqueça, no sétimo dia, do sétimo mês, à noite, faça um pedido num papel colorido, que se chama tanzaku, e imagine o vento soprando e levando suas preces até a Via Láctea.

Basta fazer o seu pedido do fundo do coração e torcer pelo amor do príncipe e da princesa.

Na mitologia japonesa contam que Orihime é representada pela estrela Vega e Hikoboshi, pela estrela Altair, que fica no lado oposto da galáxia, e que só se encontram uma vez por ano.

Assista o vídeo da canção "Tanabata-sama" com Grace Okamoto e Iuri Salvagnini, produzida especialmente para a Tokyo Aijo.

GRACE OKAMOTO é discípula de cerimônia do chá, compositora, contadora de história, plantadora de floresta, devota de são Francisco de Assis e sonhadora!  

equipeGraceOkamoto.jpg

LUIZ OTAVIO MANTOVANI, 48, é engenheiro elétrico, músico e tem a astronomia como hobby. Montou seu próprio telescópio em 2009.

Luiz Mantovani2_edited.jpg

IURI SALVAGNINI é músico, instrumentista e arranjador. Dentre outras coisas, seu rico trabalho resgata tradições populares das culturas brasileira e japonesa. 

1f114d3b-7268-48a2-b742-ce8c49fb1d81.JPG
bottom of page